O que é Reiki, história e filosofia.

O que você verá nesse post:

  • Você conhecerá a etimologia da palavra Reiki;
  • Conhecerá a história do Reiki e como ele chegou ao ocidente;
  • Você conhecerá as história dos três grandes mestres do Reiki.

 

Vejamos o sentido etimológico da palavra Reiki: Reiki é uma expressão composta de duas palavras Rei e Ki.

Rei significa energia vital do universo, também chamado de “éter”. É uma energia de alta frequência que está disponível para todos, sem limites.
Ki é a energia vital que mantém o corpo físico, que produz a nossa essência e flui através dos chacras (também conhecidos pela grafia chakras, segundo a cultura hindu e estudos do ocultismo, teosofia e conscienciologia, são centros de absorção, exteriorização e administração de energias) e meridianos (canal de energia).
Sendo assim, Reiki é a união das duas energias, quer dizer, Energia Vital Universal. Uma ciência energética e um método cientifico de cura com as mãos.
Por: Martha Mendes (mestre de Reiki)


Como captar essa energia?

Torna-se acessível a captação ilimitada através do processo de harmonização e iniciação, permitindo a capacidade de interagir no mundo ampliando sua consciência. Reiki independe de rituais, dogmas, conceitos filosóficos, crença religiosa ou amuletos para promover a cura. Se Reiki independe de rituais ou algo do gênero, por que o termo harmonização e iniciação ?

Imagine um aparelho de rádio. Para que possa ouvir a estação (programação) desejada, torna-se necessário a sintonia no canal para que a transmissão seja clara. O mesmo acontece com a energia Reiki, se faz necessário colocar a própria energia com a energia universal, assim, fica bem claro que você é apenas e tão somente um canal de transmissão da energia.
Essa sintonia, ajuste de frequência, só poderá ser efetuada por um mestre qualificado e que tenha o domínio da técnica.

 

História do Reiki

Compilado de algumas fontes.

O primeiro registro relacionado a ela é originário do Tibete e data do século VII.

Na ‘história de ensino de Takata Senseiconsiderada um dos três grandes Mestres de Reiki, sendo os outros dois o Mestre Usui e o Mestre Hayashi), Usui Sensei disse ter descoberto uma ‘chave’ para a cura nos Sutras Budistas (ensinamentos religiosos em forma de texto, originário das tradições espirituais da Índia). Esta é a primeira sugestão de que o Reiki pode ter tido origens budistas. No entanto, quanto a exatamente quais Sutras (há um grande número de Sutras budistas – principalmente em sânscrito e pali, mas muitos também traduzidos para tibetano, chinês e japonês), e exatamente que forma essa “chave” assumiu, nunca foi explicado por Takata Sensei.
Por James Deacon

Mikao Usui Pesquisado do REIKI

Mikao Usui

A História do Reiki “original”, começou em meados de 1800 quando Mikao Usui, reitor da Universidade de Kyoto, no Japão, e também sacerdote cristão, iniciou uma pesquisa para descobrir qual método de cura Jesus usava.
As autoridades cristãs lhe disseram que pouco se falava sobre esse método e pouco se sabia. Usui começou então a procurar informações úteis dentro do budismo, pois havia várias afinidades entre a vida de Buda na Índia e a de Jesus na Palestina. Infelizmente, os monges budistas disseram a ele que o antigo método de cura se perdeu e a única maneira de conhecê-los era seguir as instruções do Caminho da Iluminação (método de oito etapas criado por Buda para conduzir o praticante até a sua iluminação espiritual.).

Para compreender o conteúdo, ele estudou sânscrito (língua ancestral do Nepal e da Índia) e então descobriu que a fórmula era muito fácil. Ele meditou três semanas, jejuou e orou no Monte Koriyama (situado à noroeste de Kyoto, no Japão é considerado o berço do Reiki). Um dia ele viu um feixe de luz em sua direção.
O raio atingiu seu terceiro olho e ele perdeu o contato por um tempo. Quando ele acordou novamente, viu os símbolos do Reiki em uma tela. Enquanto os observava, ele recebeu a informação para atrair a energia de cura.
Desse modo, ocorreu a primeira sintonização de Reiki, a primeira redescoberta psíquica de um método antigo.

 

Quer saber mais? Entre em contato comigo.
Entre em contato